sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Tornando a acessibilidade do site uma prioridade em 2020

Não é incomum uma empresa gastar dezenas de milhares de dólares ou mais para projetar e desenvolver um site. Existem inúmeras considerações de usabilidade que são levadas em conta durante o processo de construção de um site, mas a acessibilidade é um aspecto do design e desenvolvimento da web que geralmente é ignorado. O resultado é que o site que sua marca pode ter gasto para construir uma grande parte de seu orçamento anual de marketing não está atendendo a uma parte significativa de seu público potencial.


Investir na acessibilidade do site significa desenvolver maneiras de tornar seu site igualmente acessível para pessoas com deficiência e sem deficiência. Neste artigo, explicaremos por que a acessibilidade do site deve ser uma prioridade para todas as marcas e como começar no empreendedorismo online 

Por que a acessibilidade é importante
Pessoas que não têm deficiência podem subestimar o quão difícil pode ser para aqueles com deficiência acessar certas áreas e elementos da web. Ainda assim, a responsabilidade recai sobre estrategistas, designers e desenvolvedores da web para construir experiências que possam alcançar o maior número possível de usuários, incluindo aqueles com deficiência. Aqui estão algumas razões pelas quais a acessibilidade na web é algo que toda empresa deve considerar e planejar ativamente.

É uma questão de igualdade
Em primeiro lugar, a acessibilidade do site é uma questão de igualdade. Projetar um site acessível significa garantir que todos tenham acesso justo e igual aos serviços e informações do site. Acessibilidade significa que as pessoas com deficiência visual ou auditiva não estão excluídas do uso total de tudo o que a web tem a oferecer.

Existem implicações legais
Embora não haja atualmente nenhuma regulamentação legal explícita de requisitos de acessibilidade na web, muitos reclamantes foram bem-sucedidos em ações judiciais sob o Título III da Lei dos Americanos com Deficiências (comumente conhecido como ADA). A ADA proíbe a discriminação com base na deficiência e é responsável por ajudar a tornar mais espaços e serviços acessíveis às pessoas com deficiência. A lei foi interpretada para se aplicar a sites, que são considerados “acomodações públicas”. O não cumprimento dos padrões de acessibilidade (mais informações sobre esses padrões a seguir) coloca sua empresa em risco de um processo judicial.

Ele melhora a usabilidade e a otimização do mecanismo de pesquisa
Há alguma sobreposição entre a otimização do mecanismo de pesquisa básico no local e a otimização para acessibilidade, embora atender aos requisitos de acessibilidade exija mais estratégia e implementação do que a otimização para rastreadores de pesquisa.

A acessibilidade também é um fator de usabilidade. Tornar seu site totalmente acessível a todos os usuários pode significar taxas de rejeição reduzidas e taxas de conversão mais altas. Melhor usabilidade não é bom apenas para os usuários, é bom para o seu desempenho na pesquisa orgânica.

Tornando seu site acessível para pessoas com deficiência
Como mencionamos acima, não existe uma regulamentação legal explícita que especifique o que, precisamente, um site deve incluir para ser considerado acessível. Isso torna a acessibilidade um pouco complicada, mas felizmente o W3C fornece uma lista útil que é considerada o padrão ouro atual para acessibilidade na web.

Esta lista, chamada de Diretriz de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG 2.0), é extensa e não entraremos em detalhes de cada ponto aqui, mas abordamos alguns problemas e soluções importantes de acessibilidade da Web abaixo:

Documentos - documentos PDF e JPEG não são lidos facilmente por leitores de tela. Disponibilize downloads de documentos em PDF e um formato baseado em texto HTML que pode ser lido por assistentes de voz.
Imagens - os usuários da Web com deficiência visual terão dificuldade em visualizar imagens. Crie um texto alternativo descritivo para imagens que podem ser lidas por tecnologia de assistência por voz.
Vídeos - os usuários da web com deficiência visual têm dificuldade em visualizar o conteúdo do vídeo e aqueles com deficiência auditiva podem ter dificuldade com faixas de áudio. Forneça legendas, descrições e transcrições para o conteúdo do vídeo.
Cor - Algumas deficiências visuais tornam difícil ou impossível distinguir certas cores. Certifique-se de que a funcionalidade não dependa da cor e que o site seja funcional na cor definida pelo navegador ou sistema do usuário.
Tamanho do texto - muitos usuários da web com deficiência visual precisam de um texto maior para poder ler o conteúdo. Permite que o texto seja ampliado sem comprometer a funcionalidade do site.


Para uma lista mais completa de recomendações de acessibilidade na web, visite o site do W3C .

Planejando para o futuro
Por todas as razões abordadas acima, é importante dedicar um tempo agora para adaptar o conteúdo existente do site para atender aos padrões de acessibilidade, mas acessibilidade não é um processo que você faz uma vez e nunca mais volta. Assim que os problemas com o conteúdo existente forem resolvidos, as marcas devem se concentrar em garantir que o conteúdo seja projetado desde o início, considerando a acessibilidade. A evolução da tecnologia também certamente trará melhores inovações em relação à acessibilidade, portanto, fique de olho nas tendências emergentes que podem permitir que pessoas com deficiência experimentem interações mais profundas com o conteúdo da web de todas as formas diferentes.

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