quinta-feira, 7 de maio de 2020

O que o Logistic Manager faz? Atividades e responsabilidades estratégicas

Vamos voltar ao setor de logística para aprofundar o conhecimento do gerente de logística. Você se lembrará de que já conversamos sobre o Supply Chain Manager, um profissional que gerencia os fluxos entre os vários participantes da cadeia logística, ou seja, fornecedores, empresas e clientes. Mas não é só isso. Coordena e sincroniza todas as atividades de logística e produção com a distribuição, uma ótima opção de emprego 

As tendências dos profissionais do Logistic Manager
Segundo dados de Michael Page, a tendência na área de logística vê um aumento na demanda por profissionais, principalmente no setor de alimentos. A figura essencial é o gerente de logística. Quais são as suas responsabilidades?

O que o Gerenciador de Exportação faz?
O Gerente de Exportação é uma figura profissional muito procurada em vários campos de atividade. Em uma situação de dificuldade econômica, vender no exterior se torna uma necessidade indispensável para muitas empresas produtoras, por exemplo, no setor de alimentos: muitos produtores de alimentos que, após a queda no consumo no mercado interno, começam a entrar no mercado externo, expandindo assim seus horizontes para encontrar novas fontes de renda. O Gerente de Exportação é essencial nessa reestruturação, pois conhece o mercado externo no qual deseja investir e pode contribuir não apenas para a exportação de produtos típicos, mas também para a criação de produtos customizados para os consumidores locais.

Os setores em que o Gerente de Exportação é fundamental
O setor têxtil também vê um aumento constante na demanda do Gerente de Exportação: se, por um lado, é verdade que o setor de moda italiano sempre foi mais orientado para o exterior do que outros setores de produção, segundo o Relatório Istat, 20% das empresas ligada à indústria têxtil, gostaria de exportar seus produtos para o exterior, mas é incapaz justamente por causa de seus gerentes, que não estão acostumados a atuar em mercados estrangeiros. Dada a crescente importância do Gerente de Exportação, o próprio Governo está estudando a possibilidade de conceder um bônus de imposto a empresas que contratam Gerentes de Exportação na forma de um crédito de imposto, igual a 35% do custo incorrido anualmente pela empresa e disponível para no máximo 36 meses, mesmo que não consecutivos.

Gerente de Exportação: As categorias de profissionais
Voltando à figura do Gerente de Exportação, é possível distinguir duas categorias: caçadores e agricultores . Os caçadores devem desenvolver do zero ou, de qualquer forma, aumentar decisivamente a rotatividade de um país: têm a tarefa de identificar novos clientes, que podem ser importadores, distribuidores, clientes diretos e lidar com estudos de mercado, desenvolvimento local e flanqueadores na área. A principal tarefa do agricultor é gerenciar e implementar o portfólio de clientes.

Os gerentes de exportação aspirantes devem seguir uma iter desse tipo: começa com uma primeira experiência de 2 a 3 anos como gerente de área de exportação, lidando com áreas limitadas do mercado externo e continua com maior responsabilidade, estendendo-se a mercados cada vez mais importantes. Após 4-5 anos, você pode assumir o papel de Gerente de Exportação com a tarefa de gerenciar uma estrutura de gerente de área de exportação e depois se tornar Gerente de Vendas Estrangeiras. Uma possibilidade é também retornar à Itália como vendedor, para ocupar altos cargos, como, por exemplo, o de gerente geral.

Deseja solicitar sua próxima oportunidade como Gerente de Exportação? Acesse ofertas de emprego . Deseja aprofundar o salário que o mercado de trabalho oferece aos profissionais Gerentes de exportação? Faça o download dos estudos de pagamento . Compare seu salário com o salário médio oferecido pelo mercado de trabalho com nossa ferramenta Salary Checker .

O gerente de logística deve gerenciar o centro de logística da empresa em estreita colaboração com todas as funções da empresa para atingir os objetivos e os principais KPIs (indicadores chave de desempenho). Também é responsável por todos os projetos relacionados ao gerenciamento do próprio pólo, tanto do ponto de vista técnico (serviços técnicos, instalações, transporte, etc.) quanto do ponto de vista do gerenciamento (verificação da implementação das políticas da empresa, gerenciamento de relatórios e orçamento). O gerente de logística também deve desenvolver estratégias para otimizar os processos de logística e o armazém.

Gerente de Logística: Quem é?
Quem é o gerente de logística? É um profissional com pelo menos 5/10 anos de experiência, iniciado no campo, possui treinamento técnico, talvez um diploma em engenharia de gestão com especialização em Logística e sistemas de produção. O Gerente de Logística possui habilidades de negociação, gerenciamento de projetos e habilidades de resolução de problemas. Os sistemas de informação para o gerenciamento das atividades devem ser perfeitamente conhecidos.

Você é um profissional que trabalha no mercado de trabalho como gerente de logística? Você avalia o mercado de trabalho quando está pronto para enfrentar um novo desafio profissional? Acesse ofertas de emprego como gerente de logística e inscreva-se agora para relançar sua carreira profissional. Deseja ver quais são os salários que o mercado de trabalho oferece aos gerentes de logística? Acesse e baixe estudos de pagamento . Compare seu salário com a média oferecida pelo mercado com nossa inovadora ferramenta Salary Checker .

Nenhum comentário:

Postar um comentário